A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE BOÉCIO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA
Uma análise de “A Consolação daFilosofia”
Palavras-chave:
Boécio. Filosofia. Educação. Conhecimento. Ensino.Resumo
Este artigo intenta examinar os principais aspectos do pensamento de Boécio e, indicar através deles, noções pedagógicas que são traduzidas na transmissão dos conhecimentos. Considerando o contexto da Idade Média, tempo e espaço desse teórico, percebeu-se que o seu interesse pelos estudos, dirigido por notáveis mestres da época, muito concorreu para o desenvolvimento metódico da educação nascente: a escolástica. O projeto boeciano era o de reintroduzir a utilidade da razão como via originária do pensamento, o intelecto para se defrontar com o processo de ensino e a aprendizagem na perspectiva racional, em detrimento da estética doutrinal em voga. No entanto, essa cooperação ultrapassa o medievo, ao passo em que, ao analisar-se o presente do ensino da filosofia, pode-se identificar claramente a adesão aos seus procedimentos, tais como: da delimitação hierárquica do
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