A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE BOÉCIO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

Uma análise de “A Consolação daFilosofia”

Autores

  • Elenir Cardoso Figueiredo Autor
  • Renan Silva Veras Autor

Palavras-chave:

Boécio. Filosofia. Educação. Conhecimento. Ensino.

Resumo

Este artigo intenta examinar os principais aspectos do pensamento de Boécio e, indicar através deles, noções pedagógicas que são traduzidas na transmissão dos conhecimentos. Considerando o contexto da Idade Média, tempo e espaço desse teórico, percebeu-se que o seu interesse pelos estudos, dirigido por notáveis mestres da época, muito concorreu para o desenvolvimento metódico da educação nascente: a escolástica. O projeto boeciano era o de reintroduzir a utilidade da razão como via originária do pensamento, o intelecto para se defrontar com o processo de ensino e a aprendizagem na perspectiva racional, em detrimento da estética doutrinal em voga. No entanto, essa cooperação ultrapassa o medievo, ao passo em que, ao analisar-se o presente do ensino da filosofia, pode-se identificar claramente a adesão aos seus procedimentos, tais como: da delimitação hierárquica do

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Publicado

04.08.2024

Como Citar

CARDOSO FIGUEIREDO, Elenir; SILVA VERAS, Renan. A CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA DE BOÉCIO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA: Uma análise de “A Consolação daFilosofia”. Revista Teófilo, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.icespi.edu.br/index.php/teofilo/article/view/33.. Acesso em: 27 abr. 2025.